10 dezembro, 2015 |Curiosidades, Saúde bucal |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

5 fatos sobre acupuntura e cuidado da saúde bucal

Elas atravessaram os séculos, ganharam popularidade em todo o mundo e seguem contribuindo para o bem-estar humano. As terapias orientais fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, conjunto de práticas que tem como base a energia vital do corpo.

 Uma das terapias mais conhecidas é a acupuntura, que “consiste em estimular pontos localizados em canais (meridianos) através de agulhas para recuperar o equilíbrio e bem-estar”, explica Godofredo Pignataro Neto, doutor em Odontologia pela Unicamp e especialista em acupuntura. A técnica é utilizada para prevenção e tratamento de diversas patologias, além de ser método analgésico em procedimentos clínicos e cirúrgicos.

 Com as informações do especialista, listamos cinco fatos sobre a acupuntura e sua relação com a saúde bucal:

 1.   A acupuntura é uma especialidade odontológica

 Em novembro de 2015, a técnica foi reconhecida como uma nova especialidade da odontologia pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia). Ela pode ser aplicada como método para tratamento, prevenção e manutenção do estado geral da saúde do paciente odontológico.

 2.   Da ansiedade ao mau-hálito: ela ajuda a tratar diversos sintomas

 Dor intensa na pele, mucosa ou dente, dores de cabeça, sinusites maxilares, artrose, herpes, aftas, mau hálito, xerostomia (“boca seca”): a acupuntura pode ajudar diretamente o tratamento de diversas patologias. “Ela também contribui ao proporcionar relaxamento e tranquilização do paciente, além da diminuição do reflexo de vômito durante moldagens e radiografias”, comenta Neto. Outra aplicação é na analgesia: ela pode ser utilizada em pacientes que possuem sensibilidade aos anestésicos convencionais.

3.  Pode ser combinada com tratamentos tradicionais

 Para Neto, a acupuntura complementa os chamados tratamentos tradicionais. “Em alguns casos, ela pode evitar o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios  e analgésicos, por exemplo. Pacientes que usam saliva artificial por possuírem xerostomia [boca seca] também podem se beneficiar ao recuperarem o fluxo salivar”, aponta.

4.  Tem medo de agulhas? Fique tranquilo!

“Normalmente, a inserção das agulhas é praticamente indolor quando realizada por profissional habilitado. Uma leve sensação de peso, calor ou formigamento pode ser sentida devido ao estímulo gerado”, comenta o especialista. “Além das agulhas, o estímulo nos pontos de acupuntura pode ser feito com calor (moxabustão), ventosas, sementes ou até mesmo através de laser ou estimuladores elétricos conectados às agulhas”, acrescenta.

5.  Como posso encontrar um especialista nessa área?

 “Com  a regularização da prática clínica da acupuntura, os profissionais habilitados começarão a divulgar a especialidade e o encaminhamento será feito pelos cirurgiões-dentistas, assim como no caso de outras especialidades odontológicas”, orienta Neto.

Enviar por e-mail



Tags: , , ,

Comentários

APOIO: