04 setembro, 2015 |Comportamento |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

Amizade começa melhor com sorrisos, diz estudo

Quer ter sucesso numa nova amizade ou em novo relacionamento amoroso? Sorria! É o que mostra uma pesquisa feita por Belinda Campos, da Universidade da Califórnia (EUA), divulgada pelo Springer Science+Business Media no ScienceDaily, em maio deste ano.

Segundo o estudo, o sorriso funciona nesses casos porque as pessoas conectam-se mais a emoções positivas do que às negativas quando formam novos laços; portanto, quem demonstra raiva, desprezo e tristeza não faz amizade tão fácil.

Se você não estiver num dia feliz, por outro lado, a pesquisa garante: forçar o sorriso pode não ser a melhor opção, já que as pessoas geralmente reconhecem os sorrisos falsos.

Tudo isso foi constatado em dois testes realizados pela equipe da pesquisadora Belinda. O primeiro analisou quão atentos estavam 66 casais às emoções positivas do(a) parceiro(a), enquanto estavam brincando ou discutindo as relações passadas. O segundo experimento foi feito com 91 mulheres, que assistiram a seis clipes emocionantes na companhia de um colega de quarto ou de um estranho.

Os casais foram capazes de perceber rapidamente os sentimentos positivos. Pessoas que não se conheciam e interagiram entre si sentiram-se mais próximas daquelas que demonstraram boas emoções.

O sorriso em um relacionamento, por exemplo, pode ajudar o parceiro amoroso a sentir-se seguro quanto ao amor do outro, ajudando até mesmo a resolver conflitos. Entretanto, isso também pode mostrar a capacidade de distrair facilmente a atenção da outra pessoa, o que leva ao medo e às chances de o relacionamento acabar.

A conclusão é que, se você sorrir sinceramente e tiver positividade perante os outros, terá relacionamento e amizades felizes e saudáveis!

Fonte: Springer Science+Business Media/ScienceDaily

Enviar por e-mail



Tags: , ,

Comentários

APOIO: