25 setembro, 2015 |Comportamento, Saúde bucal |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

Briquismo: o bruxismo diurno

Quem aperta ou range os dentes enquanto dorme, o que é conhecido como bruxismo, provavelmente tem também briquismo – o mesmo problema, mas que ocorre durante o dia, quando a pessoa está acordada.

Segundo o cirurgião-dentista Paulo Bolfarini, técnico responsável da Clínica OdontoCompany de São José do Rio Perto, vários estudos afirmam que quem tem bruxismo sofre também de briquismo. “Não é somente a questão de apertar ou ranger os dentes, e sim algo físico e emocional (psicológico), então, se a pessoa está passando por algum estresse, tem a tendência de ranger ou apertar os dentes durante o dia e/ou à noite”, explica.

Esse é um dos motivos por que se deve evitar as situações de estresse. “Se o briquismo ou bruxismo não for tratado, o problema pode se agravar e causar dores de cabeça, musculares, faciais, dores de dente, desgastes, traumas, perdas de dentes e disfunções da ATM (articulação temporomandibular)”, salienta Paulo.

Assim como o bruxismo, o briquismo pode surgir em qualquer idade e o tratamento pode ser feito junto com um psicólogo – que irá orientar e tratar as desordens psicológicas. “Já o dentista indica placas miorrelaxantes, aplicação de laser para diminuir as dores musculares que surgirem e, em alguns casos, medicamentos”, conclui.

Enviar por e-mail



Tags: , ,

Comentários

APOIO: