11 setembro, 2015 |Curiosidades |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

Cães podem reconhecer o seu sorriso ou cara zangada

A pesquisa Dogs Can Discriminate Emotional Expressions of Human Faces (Cães podem reconhecer expressões emocionais no rosto humano) diz que os cães podem perceber sinais de felicidade ou nervosismo nas pessoas.

Publicado em fevereiro deste ano, no periódico Cell Press, o estudo mostrou que os cachorros podem distinguir tais expressões faciais, mesmo de pessoas que não conhecem. Os cães da pesquisa foram treinados para responder o que achavam positivo ou negativo.

Os animais olharam para 15 pares de imagens do rosto humano feliz ou zangado e associaram as pessoas sorrindo a algo positivo e a expressão brava a algo negativo.

Sua expressão dita o comportamento do cão

“Esse estudo trouxe conclusões sobre algo que, no dia a dia, podemos constatar”, diz a adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão, Cassia Rabelo Cardoso dos Santos.

“As expressões faciais e corporais do tutor acabam refletindo no comportamento do cão, que se mostra mais animado e motivado para atividades e interações cotidianas. Ou seja, manter uma postura relaxada e feliz no dia a dia, durante os momentos com o cão, auxilia no desenvolvimento de um relacionamento mais harmonioso”, ressalta a adestradora.

“Por exemplo, quando o tutor chega em casa e encontra algum objeto destruído, geralmente se expressa com um olhar zangado para o cão, que parece saber ter feito algo errado. Acredita-se que, na verdade, o cão associa a cara de bravo à bronca que irá acontecer em seguida, por isso ele já se mostra mais submisso”, explica Cassia.

Quando a pessoa fica nervosa com um cão, este pode se sentir inseguro. “Ele pode não ter confiança em relação às interações com o tutor e passar a demonstrar sinais de ansiedade”, alerta.

É por esse motivo que, no adestramento moderno, acontece o que Cassia chama de “reforço positivo” – fazer elogios ao cão e recompensá-lo com petiscos, quando ele faz algo certo. “Já se sabe que elogiar o cachorro alegremente o deixa mais motivado a aprender e a prestar atenção”.

Portanto, o seu sorriso é importante também para manter seu animal feliz (e bem treinado). “Os cães são parceiros dos seres humanos há milhares de anos, então aprenderam a observar muito bem a nossa linguagem corporal e, por isso, ela os afeta. Para uma garantir uma ótima convivência com o cachorro, é importante observá-los e tentar entender também o que eles estão querendo nos dizer”, finaliza.

Enviar por e-mail



Tags: , , ,

Comentários

APOIO: