26 maio, 2015 |Estética dental |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

Causas dos dentes amarelados

O que mais pode incomodar quanto ao sorriso é a coloração mais escura, o que leva as pessoas a fazer os clareamentos dentais. São várias as causas dos dentes amarelados: medicamentos, fumo, alimentos e bebidas, traumas e genética.

“Todos os alimentos que contêm corantes, naturais ou artificiais, amarelam os dentes. Portanto, eles devem ser consumidos com moderação”, explica a cirurgiã-dentista Katia Regina Izola, CROSP 20627, coordenadora da especialização em Ortodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD).

Das bebidas, o café, o refrigerante de cola e o vinho são os que mais têm corantes e mancham os dentes se consumidos em excesso. O mesmo acontece com alimentos como chocolate, amora, beterraba, açaí, entre outros.

Fumar é um hábito que também causa o escurecimento dos dentes. “Quanto mais a pessoa fuma, mais essa coloração piora. A higienização adequada remove apenas os resíduos superficiais, mas eles podem aderir ao esmalte dentário”, diz Katia.

A genética e hereditariedade são fatores que podem alterar o tom do interior do dente – provida pela dentina. Portanto, são os casos mais difíceis de clarear, pois isso ocorre apenas superficialmente. “É bem claro o traço familiar de transmissão da cor dos dentes e, nos casos dos amarelados, não é possível mudar a cor, apenas atenuar os pigmentos que se fixaram no esmalte, o qual pode ser esbranquiçado”, esclarece.

Determinados tipos de antibióticos podem apresentar como um dos efeitos colaterais o escurecimento dos dentes. “Isso acontece, principalmente, em pacientes muito jovens que ingerem esses medicamentos. Mas, atualmente, os médicos evitam usar a tetraciclina, por exemplo, na época de formação dos dentes permanentes”, acrescenta a profissional.

Não existe um clareamento dental permanente, portanto, é preciso que esse tipo de tratamento estético seja indicado ou realizado por um cirurgião-dentista, quando necessário. Além, é claro, de a pessoa evitar os hábitos que alteram a coloração dos dentes e consumir moderadamente os alimentos que contêm corantes.

Enviar por e-mail



Tags: ,

Comentários

APOIO: