19 setembro, 2014 |Curiosidades, Notícias |1 comentário
Enviar por e-mail

Chicletes que prometem dentes saudáveis e brancos funcionam?

Há diversas gomas de mascar sem açúcar que anunciam a redução da placa bacteriana, prometem deixar o esmalte dentário mais resistente, dentes mais brancos, entre outros fatores como esses. Mas será que realmente cumprem o que dizem?

A cirurgiã-dentista Christine Costamilan Marcon Russi, CRO-RS 13408, diz que só o ato de mascar chicletes tem seus benefícios – desde que não contenham açúcar. “O fluxo salivar aumenta por ser estimulado pela mastigação, o que mantém a boca úmida, auxilia na deglutição deste alimento e promove uma ação solvente e detergente, limpando as superfícies”, explica Christine.

A saliva também tem efeito protetor: “Ela neutraliza os ácidos liberados durante a alimentação, evitando uma queda muito grande do pH bucal que deixa os dentes mais suscetíveis a lesões de cárie e proliferação de bactérias”.

Estudo que comprova substâncias benéficas

Geralmente, as gomas de mascar que anunciam benefícios aos dentes contêm em suas composições as seguintes substâncias listadas por Christine:

– Xilitol: “Adoçante natural que tem o selo de aprovação pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) por inibir o crescimento da principal bactéria que causa a cárie.”

– Flúor: “Torna a estrutura dental mais estável e menos propensa aos danos das bactérias.”

– Bicarbonato de sódio e estearato de sódio: “Abrasivos que promovem um polimento das superfícies dentárias, deixando-as mais limpas e removendo manchas superficiais.”

– Sorbitol: “Adoçante que não provoca cáries e é responsável pela consistência de cremes dentais e desse tipo de goma.”

Para assegurar que chicletes com tais substâncias realmente representam um aliado à saúde bucal, foram feitos diversos estudos; a dentista comenta sobre um deles: “Pesquisadores europeus fizeram o teste em dois grupos de crianças – todas propensas à cárie e que não faziam uso de água fluoretada, mas usavam diariamente um creme dental comum com flúor. Um grupo usou goma de mascar sem açúcar por 20 minutos, todos os dias, e o outro grupo não”.

Resultado: “Depois do primeiro ano, os exames mostraram que o grupo de crianças que mascava chiclete com o sorbitol teve o número de lesões de cárie reduzido em 41,7% em relação ao grupo que não usou a goma com o adoçante”.

Apesar de serem verdadeiras as afirmações das marcas de gomas com essa composição, a dentista alerta que “mascar chicletes não substitui o uso do fio dental e a escovação dentária”. Ou seja, é apenas um complemento.

Enviar por e-mail



Tags: ,

Comentários

APOIO: