18 março, 2016 |Estética dental |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

Clareamento dental e aparelhos ortodônticos: como conciliar?

Vai usar aparelho ortodôntico, mas gostaria de deixar os dentes mais brancos. Se você está nessa situação, pode estar se perguntando: quando deve ser feito o clareamento dental, antes ou depois do uso do aparelho?

De acordo com a cirurgiã-dentista Danila Almeida, especialista em Ortodontia, o mais indicado é que o paciente coloque o aparelho com todos os dentes saudáveis e só depois realize um tratamento estético, como o clareamento. “Isso porque, por mais que o paciente seja cuidadoso, existe a possibilidade de surgirem manchas nos dentes durante o uso do aparelho”, afirma.

Essas possíveis manchas decorrentes da utilização de aparelhos, inclusive, merecem uma atenção especial, pois, segundo a ortodontista, podem evoluir para uma cárie ou doença periodontal. Para prevenir, ela recomenda “manter uma higiene bucal correta diariamente, sem esquecer do fio ou fita dental, que são tão importantes na limpeza quanto a escova, e, claro, fazer visitas frequentes ao dentista para manutenções ortodônticas”.

Afinal, em que situação é recomendado o clareamento dental?

“O clareamento é indicado para pacientes com dentes manchados e escurecidos, ou que queiram simplesmente melhorar a estética de seus dentes. Porém, vale lembrar que nem todos os dentes podem ser beneficiados pelo tratamento”, afirma a profissional.

No caso de manchas decorrentes do aparelho, Danila destaca que, antes de tudo, é indicado o tratamento de limpeza e orientações de higiene bucal e, por fim, “para tirar o aspecto amarelado, aí sim, é recomendado o clareamento dental”.

E se a ideia é investir em clareamentos caseiros, ela alerta: “Nesses casos, é importante que a pessoa apresente uma boa saúde bucal e que realize o procedimento sempre com orientação de um cirurgião-dentista”.

Enviar por e-mail



Tags: , , ,

Comentários

APOIO: