13 abril, 2015 |Saúde bucal |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

Como cuidar da higiene bucal dos bebês

Apesar de ainda não terem dentinhos, os bebês, mesmo os recém-nascidos, precisam ter a gengiva higienizada. Para evitar sofrimento para os pequenos (e os pais), há algumas formas de tornar essa rotina menos desagradável.

O ideal, de acordo com o cirurgião-dentista Alessandro Schwertner, CROSP 9278, da Ortoplan Especialidades Odontológicas, é que os pais façam a higienização bucal dos bebês antes mesmo de nascerem os primeiros dentes, entre os 3 e 5 meses de idade. “É importante fazer a limpeza na gengiva para o bebê já estar acostumado com esse ato e não chorar”, diz.

O profissional indica uma dedeira de silicone para a “escovação” em crianças dessa faixa etária: “Esse produto limpa a gengiva do bebê sem feri-lo e, ainda, faz massagem no local”.

Caso a dedeira não esteja por perto, ele recomenda as alternativas de “higienizar a boca do recém-nascido com uma gaze ou até mesmo com fralda de pano”, umedecidos em água potável.

Quando nascem os primeiros dentinhos, segundo o profissional, é imprescindível a higienização, mesmo para os que só se amamentam no peito. “Para isso, temos também várias marcas de escovas com tamanho de cerdas específicas para cada idade e tecnologia desenvolvida para o conforto da criança”, lembra o cirurgião-dentista.

Enviar por e-mail



Tags: ,

Comentários

APOIO: