31 março, 2016 |Saúde bucal |Nenhum comentário
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Dia da Saúde e Nutrição: conheça os 6 tipos de alimentos que fazem bem ou mal para a saúde bucal

Em 31 de março é celebrado o Dia da Saúde e Nutrição no Brasil, data escolhida para lembrar sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Muito se fala sobre como a nutrição é fundamental para o organismo. Mas você sabia que ela também é extremamente benéfica para a saúde bucal?

A nutricionista Renata Luz afirma que uma boa nutrição e a saúde bucal são grandes parceiras. “Uma alimentação saudável contribui para a saúde em geral, inclusive para a saúde bucal, pois vários nutrientes presentes nos alimentos são capazes de conservar e manter nossos dentes fortes”, explica.

Quer saber mais? Então confira a lista de alimentos que fazem bem – ou mal – para a saúde bucal, indicada pela profissional.

1. Alimentos fibrosos fazem “faxina” nos dentes

Os alimentos fibrosos, como verduras, legumes e frutas, exigem mais mastigação, permanecendo maior tempo em nossa boca. Com isso, as impurezas são levadas, devido ao atrito do alimento com o dente e ao aumento da saliva.

2. Gorduras saudáveis: elas também fazem bem!

Uma curiosidade revelada pela nutricionista: alimentos gordurosos ajudam a prevenir as cáries, pois formam uma camada oleosa que é protetora dos dentes. Mas, ela ressalva: “Não podemos esquecer que devemos preferir as gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite extravirgem, castanhas e abacate”.

3. Consuma alimentos com cálcio

O cálcio é um mineral muito importante para a construção e manutenção de ossos e dentes. Ele é encontrado no leite e em seus derivados, mas não se preocupe caso não possa ingeri-los, pois o elemento também está presente em vegetais e folhas verde-escuras, como brócolis e espinafre.

4. Vitaminas B, C e o ferro cuidam da sua gengiva

Encontrados no feijão, na lentilha e na ervilha, a vitamina B e o ferro são importantes aliados para a saúde da gengiva, de acordo com a profissional. Já a vitamina C, presente em frutas como goiaba, laranja, limão e kiwi, protege as gengivas contra lesões, além de ajudar na sua cicatrização.

5. Fuja do açúcar

Presente em balas, chicletes, refrigerantes, sucos industrializados, entre outros alimentos, o açúcar é considerado o mais cariogênico dos alimentos, de acordo com Renata. Isso porque ele reduz o pH da boca, o que provoca a desmineralização da superfície dentária e eleva o risco de ocorrência das cáries.

6. Alimentos que colaboraram no tratamento de doenças bucais

“Uma alimentação saudável e variada colabora na manutenção e bom funcionamento do organismo, evitando o aparecimento de doenças e fortalecendo nosso sistema imunológico, que é responsável por combater e tratar as doenças que afetam nosso corpo, inclusive na boca”, declara Renata.

Para tanto, a nutricionista recomenda comer sempre frutas, verduras e legumes; reduzir o consumo de sal, alimentos gordurosos, doces e frituras; beber água e, é claro, não esquecer da atividade física.

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