09 junho, 2014 |Saúde bucal |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

Infecção pode causar sinusite

Dores de cabeça, no rosto, tosse e febre são os sintomas típicos da famosa sinusite, doença causada por acúmulo de muco na região do rosto, que pode estar relacionada a mudanças de temperaturas, resfriados ou distúrbios crônicos. No entanto, outra variação do transtorno, chamada de sinusite odontogênica, acontece devido a uma infecção nos dentes.

De acordo com o cirurgião-dentista Sidney Rafael das Neves, CRO-SP 49309, isso ocorre porque as raízes dos dentes superiores estão próximas aos seios maxilares, região favorável para que a inflamação se desenvolva. “Uma infecção de canal pode levar bactérias até esse local, provocando a doença”, comenta. O profissional afirma que os sintomas são os mesmos da sinusite que já conhecemos. “A diferença é que, no caso da odontogênica, não basta apenas o uso de antibióticos, é necessário tratar a raiz do dente ou até mesmo removê-lo”, destaca.

O especialista reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. “Se não tratada pelo paciente, a contaminação pode se agravar e ocasionar outros transtornos, como a celulite periorbitária (processo infeccioso ao redor dos olhos), pneumonia, bronquite, asma e meningite. Nos casos mais graves, como em pacientes que apresentarem algum comprometimento da resposta imunológica, um tratamento multidisciplinar pode ser necessário, composto pelo cirurgião-dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial e profissionais da Medicina, como infectologista, neurologista e otorrinolaringologista”, avalia.

Enviar por e-mail



Tags: ,

Comentários

APOIO: