07 outubro, 2015 |Estética dental, Saúde bucal |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

Os benefícios do aparelho autoligado

Você talvez não tenha ouvido falar em aparelho autoligado, mas sabe que um dos itens que compõem o visual do aparelho ortodôntico convencional são as “borrachinhas” (ou elásticos) transparentes ou coloridas. Elas são colocadas nos bráquetes (peças metálicas coladas aos dentes) para fixar o arco.

O uso desses elásticos é incômodo por diversos fatores: além de carregar ainda mais a aparência do sorriso, é preciso trocá-los em um curto período de tempo, eles podem estourar durante o uso − e a pessoa deverá procurar o dentista para substituí-los.

Para evitar esses incômodos, há a opção do aparelho com bráquetes autoligáveis, ou o tal aparelho autoligado, que elimina a necessidade dos elásticos. “Esse tipo de aparelho ortodôntico tem pequenos encaixes metálicos para prender o arco ao bráquete”, explica o ortodontista Marcelo Frederico Pazotto.

Entretanto, o visual não é o principal benefício do aparelho sem elásticos. Segundo o cirurgião-dentista, a grande vantagem é a diminuição do tempo de tratamento. “Isso porque há diminuição da fricção entre o arco e os bráquetes, permitindo mais liberdade de movimentação dental”, diz Marcelo.

Também devido ao menor atrito, há diminuição da dor ao longo do uso do aparelho. Outro ponto benéfico é a higienização facilitada, que permite prevenir a formação de placa bacteriana.

Qual é o preço de um aparelho autoligado?

O preço  do aparelho autoligado é mais elevado que o do convencional, mas o menor período de tratamento acaba por compensar o investimento extra, segundo o ortodontista. “Sem contar o bem-estar do uso e de se poder realizar o mesmo tratamento em menos tempo”, finaliza.

Enviar por e-mail



Tags: , , ,

Comentários

APOIO: