09 janeiro, 2015 |Comportamento, Curiosidades, Notícias |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

Saiba reconhecer sorrisos sinceros em 2015

Se você quer ter convívio com pessoas mais felizes neste novo ano, comece identificando os sorrisos. É possível captar diferentes mensagens da combinação entre o sorriso e a expressão dos olhos: ou a pessoa quer ser cordial com você, ou realmente está feliz em te ver ou com algo que disse.

O sorriso é uma expressão inata, herdada dos primatas. Segundo estudiosos, o chimpanzé tem dois tipos de sorriso: o de submissão (forçado) e o de brincadeira (autêntico). No primeiro, apenas os músculos entorno da boca movimentam-se para mostrar os dentes, com o intuito de passar a mensagem: “eu não constituo uma ameaça”. No segundo, a mensagem é a mesma, mas, além do sorriso, os músculos dos olhos também se movimentam e os olhos ficam mais fechados, mostrando que estão se divertindo.

Isso funciona de forma similar com os humanos. O psicólogo estadunidense Paul Ekman é um dos maiores especialistas em expressões faciais e consultor da série de TV (FOX) “Lie To Me” (no Brasil, “Engana-me se Puder”). Ele explica que os sorrisos falsos são exibidos por vontade, após sinais emitidos pela parte consciente do cérebro que comanda os músculos zigomáticos maiores – aqueles que fazem as bochechas se contraírem e os cantos da boca erguerem-se.

Mas só o fato de a região da boca mexer-se não faz um sorriso sincero. Os músculos orbiculares ópticos – que envolvem os olhos –, comandados pela parte inconsciente do cérebro, devem também se contrair com os zigomáticos maiores para a expressão ser autêntica.

Resumindo, o sorriso verdadeiro é quando os cantos da boca sobem (zigomáticos maiores), enquanto os olhos ficam mais estreitos (orbiculares ópticos), as sobrancelhas descem um pouco e tudo isso produz as marcas de expressão ao redor dos olhos (os famosos “pés de galinha”).

Porém, é importante ressaltar que uma pessoa que mostra um sorriso “forçado” não é necessariamente falsa. Ela pode estar em um dia não muito agradável e está apenas querendo ser simpática, sem haver motivos pessoais para isso.

Confira abaixo como distinguir os sorrisos verdadeiros dos cordiais.

Diferença entre sorriso falso e sincero

Enviar por e-mail



Tags: ,

Comentários

APOIO: