17 julho, 2015 |Notícias |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

Vitamina D na gestação reduz risco de cárie em crianças, constata estudo

A carência de vitamina D geralmente é associada a alguns problemas de saúde, especialmente ósseos, uma vez que ela é a responsável pela absorção do cálcio (essencial para a saúde dos ossos e para a prevenção da cárie). Agora, uma pesquisa realizada no Japão concluiu que a vitamina D também está associada ao surgimento de cáries em crianças cujas mães não ingeriram quantidade suficiente dessa substância durante a gravidez.

Mais de 1,2 mil mães japonesas forneceram aos pesquisadores um histórico sobre a ingestão da vitamina na gestação. Além disso, as crianças passaram por exames odontológicos aos 36 e 46 meses de idade. Em oposição aos que tinham um ou mais dentes de leite com cárie, os filhos das mulheres que consumiram mais vitamina D na gravidez apresentaram menos ocorrências do problema.

Segundo os pesquisadores, o estado nutricional materno afeta o desenvolvimento pré e pós-natal das crianças, incluindo a formação e mineralização dos dentes das crianças. O estudo é intitulado “Maior ingestão de vitamina D durante a gravidez está associada com a diminuição do risco de cárie dentária em crianças pequenas japonesas” (“Higher vitamin D intake during pregnancy is associated with reduced risk of dental caries in young Japanese children”), e foi publicado em abril no Annals of Epidemiology.

Fonte: Dental Tribune International

Enviar por e-mail



Tags: , ,

Comentários

APOIO: