07 agosto, 2015 |Curiosidades |Nenhum comentário
Enviar por e-mail

Você conhece todas as especialidades da Odontologia?

Quando uma pessoa procura por um cirurgião-dentista para tratar problemas bucais específicos, precisa atentar-se à especialidade do profissional, para saber se ele irá fazer o melhor tratamento.

Como são cerca de 20 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), listamos aquelas das quais você ainda pode precisar para manter a saúde estética e bucal.

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças, traumatismos, lesões e anomalias desenvolvidas no aparelho mastigatório e estruturas craniofaciais associadas. O profissional especializado nessa área pode fazer implantes, enxertos, transplantes, biópsias, cirurgias, entre outros.

Dentística

Estuda e aplica procedimentos educativos, preventivos, operatórios e terapêuticos para preservar e devolver ao dente sua integridade funcional e estética. O especialista em Dentística Restauradora pode fazer o diagnóstico e prognóstico das doenças dentárias, procedimentos estéticos, educativos e preventivos, tratamento da polpa dentária para devolver sua vitalidade, restauração de dentes que sofreram lesões, além de oferecer coroas individuais e restaurações metálicas fundidas.

Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial

Essa é a especialidade que oferece conhecimentos ao profissional para que ele compreenda melhor o diagnóstico e tratamento de dores e desordens do aparelho mastigatório, região orofacial e outras estruturas relacionadas.

Endodontia

Com o objetivo de preservar o dente por meio da prevenção, o endodontista pode fazer o diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos (gengiva). Com isso, o profissional pode realizar procedimentos que promovam a vitalidade da polpa dentária, cirurgias no tecido e na cavidade pulpares, tratamento dos traumatismos dentários, de canal, entre outros.

Estomatologia

O dentista que se especializa em Estomatologia pode prevenir, diagnosticar e tratar as doenças da boca e de suas estruturas, as manifestações bucais de doenças sistêmicas, bem como realizar a prevenção dessas doenças, que podem eventualmente interferir no tratamento odontológico.

Radiologia Odontológica e Imaginologia

O especialista nessa área tem capacidade para obter e interpretar exames de imagem como a radiologia convencional, digitalizada, tomografia convencional e computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outros. Pode diagnosticar, acompanhar e documentar dados sobre a área buco-maxilo-facial e das estruturas anexas.

Implantodontia

O implantodontista é quem faz implantes de dentes, com o uso de materiais destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis, e prótese totais, tanto na mandíbula quanto no maxilar. Ele pode também fazer diagnóstico das estruturas ósseas dos maxilares, das alterações das mucosas, entre outras competências que envolvem o suporte dos elementos dentários.

Odontogeriatria

Como indica o nome, o dentista odontogeriatra se concentra no estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento, que podem afetar a boca e suas estruturas associadas. Ele promove ainda a saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e do sistema estomatognático (conjunto de estruturas bucais que desenvolvem as funções) do idoso.

Odontopediatria

O odontopediatra educa as crianças e seus responsáveis sobre a saúde bucal, fazendo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e controle dos problemas da saúde bucal infantil. Ele pode integrar seus tratamentos com os de outros profissionais da área da saúde, cuidando da cárie dentária, doença periodontal, maloclusões, malformações congênitas, neoplasias, etc.

Ortodontia

Um profissional muito procurado, o ortodontista é responsável pelo posicionamento correto dos dentes e ossos maxilares – é ele quem recomenda, aplica e mantém o tratamento com aparelhos ortodônticos. Com isso, ele previne, supervisiona e orienta sobre o aparelho mastigatório, corrigindo as estruturas faciais, com atenção à harmonização da face e da área maxilo-mandibular.

Ortopedia Funcional dos Maxilares

É a especialidade que trata a maloclusão através de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais da face, como os aparelhos removíveis. Dessa forma, esse profissional pode tratar a apneia, bruxismo, problemas bucais ou na área maxilo-mandibular que ocasionam dores na face e na cabeça, etc.

Patologia Bucal

O especialista nessa área faz o estudo laboratorial das alterações da cavidade bucal e estruturas da face, visando o diagnóstico final e o prognóstico dessas alterações. Ele ainda pode realizar exames laboratoriais microscópicos, bioquímicos e outros, bem como a interpretação de seus resultados.

Periodontia

O periodontista estuda, diagnostica, previne e trata as doenças gengivais e periodontais, visando à promoção e o restabelecimento de tudo o que dá suporte aos dentes. É ele quem pode tratar a placa bacteriana, gengivite e periodontite e realizar diversos procedimentos, como os implantes e enxertos ósseos.

Prótese Buco-Maxilo-Facial

O dentista especializado nesse tipo de prótese pode fazer a reabilitação anatômica, funcional e estética da face, nas regiões do maxilar e da mandíbula, em função de problemas ocasionados por cirurgias, traumatismos ou malformações congênitas ou de distúrbios do desenvolvimento.

Prótese Dentária

O protético dentário restabelece a manutenção das funções faciais da área bucal, visando proporcionar conforto, estética e saúde pela recolocação dos dentes destruídos ou perdidos e dos tecidos. Ele pode realizar esses tratamentos por meio de próteses fixas, removíveis e prótese sobre implantes.

Fonte: Resolução CFO – 185/93

Enviar por e-mail



Tags:

Comentários

APOIO: